EVENTOS E PARCERIAS



Em junho 30 dias e 30 poemas aqui!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Nova Ordem Pública

 Vamos entender o que a Ministra Simone Tebet disse, ao afirmar que está sendo difícil contratar mulheres pretas, para alguns cargos no ministério do planejamento. Pois bem, quem é preto e tem uma qualificação acima da média sabe o que ela quis dizer e como é difícil assumir um cargo à altura das nossas qualificações Profissionais e acadêmicas. As mulheres e homens pretos, que conseguiram adquirir essas qualificações, ganham um salário razoável, e todos têm seus compromissos, portanto, não vão largar seus empregos ou cargos públicos onde ganham bons salários para receber salários menores no ministério do planejamento, e será que os cargos oferecidos para essas mulheres, ou homens pretos tem os mesmos salários, quando esses cargos eram ocupados por homens e mulheres brancas. E será que são cargos de chefia, coordenação ou diretoria, cargos que possuem os salários mais altos. O que foi visto até agora na História e o que passa na cabeça das pessoas em geral, é a máxima de que os pretos não tem capacidade de liderança, preto só serve para receber ordem. Temos como característica do senso comum e do inconsciente coletivo, uma falsa presunção, que os brancos são melhores gestores que os pretos. Além da noção errônea passada pelos capitalistas, onde é considerado certeza, que para as coisas funcionarem no mundo é preciso que uns tenham dinheiro, enquanto outros trabalhem feito escravos para essas pessoas. E na cabeça da maioria das pessoas é normal que quase na totalidade, as pessoas que ocupam cargos de chefia são brancos e velhos. É claro que existem soluções administrativas para essas questões de igualdade e equidade nos altos escalões da gestão pública do Brasil, mas não são fáceis e nem simples. Algumas pessoas que não entendem toda a complexidade de ser preto bem qualificado no Brasil acabam achando que é só abrir uma vaga que o preto vai aceitar, não é assim, essa vaga precisa fazer jus ao conhecimento, aos padrões de vida e formação acadêmica desse profissional. Acho que a cooperação da Ministra Aniele Franco, sua pasta, além da pasta da fazenda, podem possibilitar a criação de vários mecanismos reparatórios, que possibilitarão atualização de planos de cargos e salários, facilitação da compra de imóveis, a criação de aditivos, abonos para mães solteiras, ajuda de custo e moradia para os profissionais pretos, que se deslocarem até Brasília, para assumir cargos no governo, entre outras medidas que teriam relação com a equidade no funcionalismo. Essas medidas não serão benefícios, muito menos favorecimento a uma ou outra classe de pessoas, essas medidas serão o resgate histórico mencionado muito sabiamente, pelo nosso presidente Lula durante o seu discurso de posse no Congresso Nacional.

Essas medidas serão uma pequena compensação pelas várias atrocidades legais, administrativas e físicas cometidas contra o povo negro ao longo dos anos, algumas dessas atrocidades se tornaram até lei, tais como: leis que proibiam as pessoas pretas de estudar, de serem donos de empresas, possuírem imóveis ou simplesmente serem chefes. Além de atitudes que eram normalmente aceitas pela moral e bons costumes em determinado período da história brasileira, atitudes como colocar um aviso em anúncios de emprego, onde era estipulado que para assumir a vaga, a pessoa precisaria ter boa aparência, e com o tempo ficou provado e notório que a tal boa aparência a qual o anúncio se referia, era ter a cor de pele branca.
Essas discussões efusivas, que ocorreram em apenas cinco dias do novo governo, são algo inédito nas relações institucionais brasileiras, e quem está nessa luta por igualdade, há tanto o tempo, como eu, sabe bem, que ainda temos um longo caminho pela frente, mas agora, fazendo uma analogia As Crônicas de Fogo e Gelo, o povo na figura dos "Valerianos" chegaram ao poder novamente e dessa vez o povo tem 37 dragões e um líder justo.
Já essas discussões acaloradas entre os membros do primeiro escalão do governo são os ovos desses dragões que estamos chocando ao tratar tão efusivamente dessas pautas e defendendo com tanta ferocidade alguns temas sensíveis, porém muito importantes para o povo brasileiro, sabemos que alguns desses ovos vão chocar e crescer, se tornarão armas poderosas na defesa da cidadania e da democracia, outros ficarão adormecidos e só as próximas gerações conseguirão ver os resultados de suas batalhas e poderão usufruir de suas vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E DEIXE SEU POEMA NO EmBAIXADA POÉTICA.