EVENTOS E PARCERIAS



Em junho 30 dias e 30 poemas aqui!

quarta-feira, 30 de junho de 2021

30 - 30 DIAS 30 TEXTOS - participação respondendo a enquete do programa líder notícias.





Bom dia líder Notícias. 
Valdemir Costa

Eu sou um estudioso do setor de transporte e mobilidade urbana. Analisando o transporte público da cidade de São José do Rio preto, em relação as outras do país e do mundo. Percebemos uma falta de conhecimento  técnico na área,  demonstrada pelos responsáveis pela gestão municipal. A cidade tem poucos ônibus, linhas com rotas equivocadas, além do horário limitado que expõe as pessoas a caminhadas desnecessárias e super lotação nos horários de pico. A população da nossa cidade tem sorte da cidade ter um índice de criminalidade irrisório em relação à outras cidades do país e ter uma população bem menor.
 

Bom dia a todos.

terça-feira, 29 de junho de 2021

29 - 30 dias 30 TEXTOS - As VERDADES


AS VERDADES DA VIDA

Existem 3  verdades sobre a vida, que as pessoas estão esquecendo:
A primeira, títulos acadêmicos, honoríficos e emeritos, não tornam ninguém em pessoas melhores.
A segunda, religiosidade não é certificado de idoneidade mortal.
A terceira, a cor da pele, cargo, origem ou classe social, não é atestado de honestidade nem de desonestidade.
A verdade é essência da virtude, que cabe no momento da resposta.

Valdemir Costa

segunda-feira, 28 de junho de 2021

28 - 30 DIAS 30 TEXTOS - O Trabalho



 TRABALHO 3.0

O trabalho é a base para o fortalecimento do caráter do homem. Nenhum trabalho honesto, que lhe proporcione o sustento, pode ser considerado indigno ou degradante. Esse trabalho deve  lhe possibilitar exercer uma função, onde possas usar todas as suas capacidades, abrindo espaço para evolução, e também, respeite sua individualidade e suas opiniões. Esse trabalho deve lhe proporcionar um ambiente harmonioso e saudável para execução aprimorada de uma função de sua escolha e os  conhecimentos adquiridos através de estudos acadêmicos ou prática. 
O executor de qualquer trabalho deve se empenhar em fazê-lo com garbor e honradez.
Todo trabalho mal feito, executado com  inobservância das normas Técnicas de segurança ou com atos   visíveis e notórios de negligência, mesmo que involuntários. É indestiguinvel do ato lesivel ou ilegal. Cabendo ao executor arcar com o ônus e a responsabilidade pelos danos causados pelas suas ações.
O trabalho braçal, mecânico ou repetitivo, que  por necessidade financeira ou outro motivo real e justo,  executado pelo trabalhador, não é menos honrado ou nobre que aquele qualificado e alcançado através de formação profissionalizante ou acadêmica. Mas deve sim, ser tratado como um esforço temporário, um período preparatório para a era de abundância e maravilhas que é a labuta orgulhosa de nossa escolha, e é assim, que deve ser nossasvidas.

Valdemir Costa 



27 - 30 DIAS 30 TEXTOS - A arbitrariedade das palavras


O amor, a Poesia e as Palavras      

        O amor não é algo tangível nem tao pouco mensurável pelas leis da física ou matemática moderna. O amor e a paixão são canibais e se alimentam da vontade com a fome dos chacais. O amor não é água pura que saí da moringa de barro na temperatura ambiente e enche uma canequinha de ferro esmaltado na cor branca. O amor é enchente, enxurrada de água fervente, misturada com ácido suicida, e se bebida inadvertidamente desce escaldante pela garganta matando o recipiente e  a palavra, como já dizia minha vó, só existe uma verdade nessa vida, amar é comer caviar e beber fornicida. O amor sobrevive no deserto paixões aonde é tão necessário a vida, quanto a água limpa. E para falar de amor é preciso mais que vontade é preciso coragem para  encarar a palavra ceifadora de frente, sem temer pela sua própria vida vivente e não podia ser diferente. Falar de amor não é algo fácil nem comum, e raramente saímos ilesos dessa aventura. A palavra que fala de amor precisa ser mais que falada, precisa ser nada e ao mesmo tempo dizer tudo, precisa ser bosta, mas na forma de adulbo. ser pedra em solo fértil e aquela pequena probabilidade de erro dentre todos os acertos.  Para falar de amor antes precisamos preparar a palavra. Então trisco a língua na saliva e preparo palavra, palavra boa é assim... Assassina, entra pelo ouvido como enxadadas dadas no solo congelado(termafroste). Então! Trisco a língua na saliva e preparo a palavra, palavra boa é assim.. a palavra sai afiada como faca de cortar pão mal intencionada. Trisco a língua na saliva e preparo a palavra, palavra boa é assim... Balística sai da boca como de uma arma carregada, sem controle, não respeita a peculiaridade contidas na fala. Trisco a língua na saliva e preparo a palavra, palavra boa é assim... Maldita como as frases de despedida ditas nas tardes de quinta. Num mês de outono qualquer. A palavra mesmo que benzida é amaldiçoada, nessa hora, a visão fica turva, o coração bater fraco, as lágrimas pesadas rolam, pois parecem pesar toneladas. A voz fica embargada, quase não se livra dos grilhões da garganta, não querem acabar no papel, lar derradeiro e mortalha,  a solidão sempre disposta a ajudar, oferece um abraço amigo, nesse  momento só sobrou o poema abandonado pela mãe poesia. e para mim, só resta a vontade e a minha  poesia adolescente não está nem aí, a minha poesia não respeita o verbo ou o verso. Ela não precisa, na verdade a minha poesia não precisa de nada, a minha poesia não precisa  nem de mim para existir. A minha poesia não precisa de livros,  textos,  concordância,  gramática, matemática,  física, química, de comida, amor, língua, água, fama, ar, oxigênio, aplausos... Respirar! A minha poesia não precisa... Já eu, eu preciso.

VALDEMIR COSTA

sábado, 26 de junho de 2021

26 - 30 DIAS 30 TEXTOS - THE SAME SKY

MESMO CÉU

As pessoas não tem a verdadeira noção de impossibilidade, travam batalhas imaginárias inúteis contra monstros invisíveis que elas mesmas criaram. As pessoas perderam  para a obesidade, quando era só controlar sua alimentação. Sucumbem ao desejo e a traição magoando quem as ama. Trocam a honradez pela luxúria e a corrupção. Se encostam na pasmaceira ao invés de procurar evoluir. Idolatram deuses criados pelo seu próprio ego e os alimenta com os seus desvios de carater e distúrbios mentais. Esquecendo se  que  os verdadeiros monstros não tem nome nem coração. São silêncios,  ardilosos e vivem na escuridão. Tente encarar um câncer aos  dez anos de idade, perder uma perna aos dezessete, a visão aos vinte, um filho aos trinta,  perder o movimento do lado esquerdo do corpo aos trinta e cinco, os pais aos quarenta, a cidadania aos quarenta e cinco, o emprego aos cinquenta e o amor da sua vida aos sessenta. 
Nunca tente derrotar os monstros que você mesmo criou, pois sempre irá perder. Você é o ser mais poderoso do universo, é impossível  derrotar a si mesmo de forma justa. Mas a vida não é justa, ela é a vida e pronto! A vida  é  um lutador de sumô com a força do Hulk e  a velocidade do Flash. A vida é para ser vivida, não entendida ou explicada. A vida é para ser comida como se come uma manga madura, se lambuzar todo e ficar  todo melado de vida. sorver como um sorvete de morango antes que ele  derreta. Sem frescura ou nojo. Sempre vide a bula da vida. A vida estraga, apodrece, se não for  usada de forma correta ou se Passar do prazo de validade.  Não importa onde estejás nesse mundo, sua origem, seu credo ou crença, suas posses ou deficiência, seus problemas ou desafios. Sempre saiba determinar quais deles são reais e quais são criações da sua propria mente. Depois determine seu grau de dificuldade e periculosidade. Sabendo que ninguém pode lutar suas batalhas. Parta para dentro das dificuldades da vida com vontade, vá com tudo, com a cara e a coragem e que vença o melhor e o melhor deve sempre ser você. As pessoas são diferentes, as histórias são únicas, o caminho é de cada um, mas o céu, esse não muda, o céu é sempre o mesmo..

Valdemir Costa

sexta-feira, 25 de junho de 2021

25 - 30 DIAS 30 TEXTOS - A Lua

Dia dos Namorados.

Você é o amor da minha vida, eu faço tudo por você. Se  pedires carinho te cobrirei de beijos e abraços sem fim. Se pedires amor serás a mulher mais amada da terra. Se pedires jóias escavarei o poço mais profundo e encontrarei o diamante maís belo, só para agradar-te. Se pedires a lua, bem! A lua são outros quinhentos, a lua é um objeto cósmico, dela dependem outros tantos corpos celestes, e até a existência da própria terra. Bom resumindo,  a lua não, mas sei que você irá entender.

Valdemir Costa

quinta-feira, 24 de junho de 2021

24 - 30 DIAS 30 TEXTOS - Descanse em Paz

Rest in Peace


Traga agora a água seca na boca do povo cego.
Que o sol já vai nascendo e mesmo com medo vamos vivendo.
Nessa vida nada é de graça, nem o pão, nem a cachaça. E o paco desconto é o pagamento do palhaço triste e sem graça.
O preconceito não me mata, nem me fortalece,  só me entristece, porquê forte eu sempre fui desde criança.

As ações dos intolerantes racistas e medianos, são  como os insetos que batem no parabrisas do meu carro, durante a  jornada para alcançar meus  objetivos . Morrem, e ao morrerem, não mudam o meu sentindo, nem o ritmo ritmo da minha evolução.

O voo  poderoso do carcará brasileiro tem muito mais a ver comigo, que o presunçoso  voo da águia americana. O malandro de biboca é meu companheiro, negro sorrateiro, soldado de uma guera não declarada entre a inteligência e a intolerância.

Nada que me tira o sono pode ser abatido por armas humanas, tenho o super poder de viajar entre a humanidade na velocidade de subluz. E a habilidade ninja de parecer inofensivo para aqueles que me subestimam.

Espero que no meu funeral compareçam dois tipos de pessoa: aquelas que acreditavam na minha imortalidade, e aquelas que duvidavam da minha vunerabilidade. Provavelmente assim, serei eterno na lembrança daqueles que me amavam, a eterna presença na escuridão para todos que me odiavam e um fator de referência para aqueles que respeitavam. Amém!

Valdemir Costa

23 - 30 DIAS 30 TEXTOS - A história do tempo

Rádio relógio

Na era do smartwatch é impensável alguém ficar o dia inteiro ouvindo uma rádio informar as horas. Mas nos anos oitenta, isso era muito comum. As pessoas ouviam à rádio relógio enquanto ela falava as horas a cada minuto. Na verdade não era  só a  hora que a Rádio relógio informava. A rádio relógio tinha  como missão transmitir informação pelas ondas do rádio o tempo todo. Na programação da Rádio relógio tinha uns drops contendo informações variadas, que eram inseridos entre os minutos. Essas informações que ouvíamos entre os minutos continuam informações sobre recordes, inventores e invenções, notícias, fatos históricos,  etc. Outro serviço que era muito usado nos 80' e nas décadas anteriores. Foi o serviço telefônico que informava a hora certa, isso mesmo, assim que era chamado "Hora Certo". As pessoas ligavam para o número 136 e ouviam a hora, a qualquer momento,  durante 24 horas por dia. Esse serviço era muito usado para programação de máquinas, calibração de relógios, serviços, etc.  Hoje vivemos num mundo tão rápido e tecnológico, que  nossas mentes modernas não conseguem vislumbrar as soluções maravilhosas criadas no passado para suprir a falta de  tecnologia. 

Valdemir Costa

terça-feira, 22 de junho de 2021

22 - 30 DIAS 30 TEXTOS - As pessoas

AS PESSOAS

Pessoas inteligentes sempre medem a capacidade de outra pessoa resolver seus problemas, pelo seu próprio intelecto.
Pessoas honestas sempre calculam os atos do outro pelo seu próprio caráter.
Pessoas sensíveis sempre acham que o outro se colocará em seu lugar.
Pessoas caridosas sempre tentam ajudar o próximo mesmo sem ter condições.
Pessoas fortes não entendem as desculpas que os outros dão para explicar suas indiscrições.
Pessoas felizes não precisam alardear sua felicidade.
As pessoas inteligentes, honestas, sensíveis, caridosas, fortes e felizes. São pessoas raras e que têm um grau extra de empatia no seu cerne. Em contrapartida pessoa medianas, não conseguem se colocar no lugar do outro. E quando o fazem usam como base o seu próprio padrão distorcido de valores e conduta.

VALDEMIR COSTA.

domingo, 20 de junho de 2021

21 - 30 DIAS 30 TEXTOS - O Tundo

Gripizinha 24.

O Barão Regente do reino das terras de Santa Cruz do Sul, decreta que a doença que vitimou mais de  meio Milhão da população nativa  na primeira grande pandemia de 2019 era só uma gripizinha. E que a cura para todos os males do mundo e das pessoas é a  uma porção mágica a base de cloroquina e o xarope de hidroxicloroquina. Portanto,  são a partir de hoje  nessa era cristã, de oxalá, Maomé, Alah, Buda, Ivete Sangalo, lady gaga, televisão, Facebook entre outros influenciadores digitais, os medicamentos oficiais para combater a pandemia nesse Baronato insular. O serviço não tão secreto da polícia das posturas corretas e Pasmaceira . A Guarda real criada pelo  Ilustríssimo Senhor Desreal e dono autodeclarado  do baronato das terras de Santa Cruz do Sul, o  Barão  Darty Moriarty Bonsonaro, declara  que  o pequeno número de pessoas, que tem o objetivo de disseminar a cultura, o conhecimento, a amizade, a beleza, a paz e o amor à vida. Coisas hoje  proibidas nesta era nas Terras de Santa Cruz, e no Tundo ( Tundo foi o nome dado ao Mundo após a segunda pandemia  de Gripizinha19 em  2024. Causada por uma onda de atos  idiotas e tontos espalhados pelo mundo, causando a morte de metade da população mundial,  levando a sociedade ao colapso e quase ao fim do mundo). Alguns pensadores, assim eram chamados aqueles que se recusavam a aceitar tudo que a TV, a internet e os influenciados lhes diziam, tendo assim, seus próprios pensamentos, tomando decisões baseadas em raciocínio lógico e em fatos científicos.  Essas pensadores logo foram perseguidos pelo resto da população alienada pelas ideias apedeutas do Barão. Vivendo à margem da sociedade,  no submundo, aonde criaram uma Resistência. Os integrantes da horda DOS PENSADORES ou pensantes  são notórios conhecidos do SENPÉ - Serviço Não Tão Secreto da Polícia das Posturas e Pasmaceira do baronato de Santa Cruz do Sul, por utilizarem compulsivamente  as redes sociais com a intenção de disseminar informações subversivas de cunho cultural e informativo. Fatos científicos, eventos históricos, conteúdo acadêmicos e informação da boa, pura sem refino ou contaminação por fale News ou outro tipo de conteúdo sem base lógica ou comprovação científica. Os asseclas do Barão Bonsonaro acreditavam que os pensantes tinham algum tipo de poder mágico ou serem de outra dimensão. Pois consideram usuários das artes ocultas  da magia aqueles que se  formaram com louvor em universidades ou institutos federias. Pois estes seres pensantes jamais comungariam com os ideias mesquinhas  e sem noção difundidas e repassadas pelos adoradores do Barão. Além daqueles que se formaram em faculdades sérias, a horda dos PENSADORES também era formada por pessoas comuns, donas de casa, país de família, etc. Pessoas que tinham o poder extraordinário de ver a verdade, os fatos e analizar as coisas de forma lógica. Essas pessoas pensavam, e pensar era proibido nas terras de Santa Cruz. Antes da segunda grande pandemia de 2024, as terras de Santa Cruz do Sul se chamava Brasil e Tundo, era um
Mundo. 

VALDEMIR COSTA

sábado, 19 de junho de 2021

20 - 30 DIAS 30 TEXTOS - Heróis da Resistência

HERÓIS DA RESISTÊNCIA

HEY!!! MENINO BRANCO O QUÊ VOCÊ FAZ AQUI, SUBINDO O MORRO PRA TENTAR SE DIVERTIR... LEGIÃO URBANA.

Garoto branco sei que é verdadeiro o seu compadecer pela minha dor,. colocando dreads ou dizendo, támbem sou negro, minha vó era Negra, meu bisavô era Preto,  tambem! Ser negro é  mais que isso, é mais que parentesco ou afinidade.  Ser negro é não ter opção, é não poder dizer que é branco também. É ser brindado, ser de aço, ser mais duro e resistente,  é ser de titânio. É ser forte para suportar o racismo, a intolerância e o desrespeito, e ainda sim, ser  doce e respeitoso com sua mulher, seus filhos e amigos. Ser uma  referência para os jovens e motivo de orgulho para os mais velhos. É ser  lutador e entender que trabalha mais que o branquinho e ganha menos, mesmo assim, dá o seu melhor e fazer trabalho de qualidade sem ser valorizado, mas não aceitar isso como regra. E viver Lutando todo dia para melhorar de vida. É saber que o Pantera Negra é um rei.  Herói foi meu pai, meus tios, amigos e amigas, que não tiveram dinheiro para se exilar no exterior durante a ditadura militar. Santa era minha mãe Dona Marli, uma rainha, que criou a mim e meus irmãos trabalhando na casa dos granfinos da zona sul do Rio de Janeiro, sem nunca reclamar da vida.  Não branquinho, você não sabe o quê estou passando. Você não é negro e nunca será. Não importa o quanto amarela seja a sua pele. E nem eu, sou pardo, essa é a designação dos cidadãos de pele não tão  escura, nascidos no Brasil. Porque negro só é quem nasce na África. Mas pouco importa a cor escura da minha pele, isso não é demerito, é proteção, é uma couraça, uma armadura, uma melhoria, uma  evolução! Sou guerreiro, negro, Preto ou pardo. Mato um leão por dia. A minha genética propícia e já me deu  pernas fortes,  agilidade e malícia para jogar bola bem e fugir da polícia ou da milícia. Aí! Branco mediano de merda! Não precisa me lembrar de como o negro é excepcional apenas uma vez por  ano. Que e meus irmãos e irmãs somos extraordinários,  eu já sabia. Sou negro 12 meses no ano, 7 dias por semana e  24 horas por dia.

VALDEMIR COSTA

sexta-feira, 18 de junho de 2021

19 - 30 DIAS 30 TEXTOS - Pessoas Extraordinárias

A Eternidade incompleta.

Hoje é o melhor dia de nossas vidas.
Hoje é o dia mais importante de todos.
O melhor  momento para agir é agora.
Nenhum dia na sua  vida foi ou será melhor que hoje.
Porquê o hoje podemos mudar, moldar e Consertar.
Todo dia é uma eternidade de instantes, que se inicia pela manhã e se extingue à noite ao deitarmos. 
Não leve nada para o amanhã, finalize seu dia ao anoitecer e renasça pela manhã, como  fênices diárias. Todos nós temos a eternidade de um dia inteiro para sermos pessoas extraordinárias.

VALDEMIR COSTA.

18 - 30 DIAS 30 TEXTOS - A importância de eventos aleatórios

*Zona de Goldilocks*

O coração aperta quando lembro daquele beijo despretensioso, que mudou o meu caminho e meu destino.
Uma lágrima rola do meu olho esquerdo, com a massa de um planeta classe M e o peso de uma estrela de nêutrons. É visível a desolação na minha face,  como um eclipse anelar total em Júpter, a explosão de uma supernova, o nascimento de galáxia ou a morte de buraco negro,  Um evento de proporções cósmica, mas que está tão distante da nossa relalidade, que ninguém se importa.

VALDEMIR COSTA.

17 - 30 DIAS 30 TEXTOS - A política do negativismo

A ERA DA IDIOTICE 

A Brasil vive a era da ignorância, a impressão temos  é que o principal  requisito fazer parte desse governo é ser totalmente idiota. Mas  por causa das ações desajeitadas dessas pessoas, elas acabaram sendo trocadas , e essa mudança já deveria ter acontecido a mais tempo. Esse governo se elegeu com a plataforma de colocar pessoas técnicas nos cargos de gerenciamento e ministérios do governo, mas o quê vemos foi, um jogo político, pessoas sem qualificação assumindo os cargos de ministros, e pessoas sem a menor capacidade para exercer uma função pública  básica, ocupando em funções chave do governo. Enquanto o Brasil não aprender que  gestor público tem que ter formação em gestão pública,  sempre teremos essas situações equivocadas aonde quem sofre é o povo.

VALDEMIR COSTA

quarta-feira, 16 de junho de 2021

16 - 30 DIAS 30 TEXTOS - A história da humanidade em um ano.

As coisas que não te contaram sobre a lei da Gravidade.

O mundo era  um lugar muito perigoso no começo da história humana.
Extinguiram toda uma espécie para que o homem pudesse ser o animal mais poderoso da Terra. Os dinossauros estavam no lugar errado, na era errada. Nessa época a verdade, a bondade e a fé caminhava entre nós, mas foi crucificado para venderem santinhos com a sua imagem. Depois esperaram o tempo passar e  esqueceram das suas ações e construíram vários templos e programas de TV para em seu nome exaltarem a ganância e ostentarem a luxúria.
Uma simples  gripe matou 1/3 da humanidade, mesmo todos sabendo que o remédio mais eficaz era só a higiene.
As guerras com origem em disputas políticas e propósitos escusos acabaram com a vida de milhões de pessoas no mundo.
Os incêndios causados por atitudes criminosas por parte das pessoas e atitudes imbecis por parte dos governos, destruíram a natureza e a vida de muita gente.
Os objetos que estavam em orbita se incendiavam na entrada da atmosfera e pessoas desinformadas acharam que eram OVNI's.
O preconceito estava em alta nessa outra era e a maioria das pessoas achava normal que alguém pensasse ser  superior ao outro.
Todo mundo sabia que existia escravidão na África e em outras partes do planeta. E nenhuma nação fazia nada efetivo para mudar isso. Na verdade fizeram, transformaram toda uma raça em escravos.
A humanidade não tinha o pensamento evoluído e ainda pensava como os homens e mulheres que não tinham livros, bibliotecas, supercomputadores e acesso instantâneo  a todo o conhecimento humano.
Todos esses fatos narrados acima, se referem a um período da história humana onde o homem era jovem, tinha apenas começado sua jornada pela terra. 
Mas essa euforia juvenil da humanidade não lhe dá o direito de cometer sempre os mesmos erros e praticar as mesmas barbáries que ela praticou.
Hoje eu não sou só o poeta petulante de sempre. Hoje eu me tornei a morte, o destruidor de mundos, o agente do caos, a semente do mal e um herói ressuscitado da resistência de uma guerra silenciosa e um membro desconhecido e pouco atuante de alguma revolução que nunca foi televisionada ou noticiada nas rádios AM e FM. Uma revolução que começou nas conversas e ideias de um grupo de boêmios, que se encontravam nos bares de algum  gueto de uma cidade qualquer. E essa revolução cresceu,  ganhou as redes sociais, as conversas nas rodas de amigos, discussões em faculdades, nas mesas do bar, essa revolução foi crescendo, crescendo, se multiplicando, até mudar o mundo. 
Só consegui esse feito porque me transformei em um tipo de  Ciber monge ninja samurai Exú Templário em treinamento. Sendo assim, capaz de plantar a semente da dúvida plausível nas mentes despreparadas da humanidade pré puberdade.  . Estremecendo a base do seu pensamento e a ordem que as coisas são ou deveriam ser na sua concepção mais essêncial. Pelo simples fato de tudo que foi relatado acima, se refere ao ano de 2020.

VALDEMIR COSTA

15 - 30 DIAS 30 TEXTOS - PASSAPORTE DA COVID

Passaporte de vida

O congresso estuda a criação do passaporte da COVID, seria um documento que certificaria que a pessoa tomou as duas doses da vacina, assim podendo participar de eventos, parques, transporte público, etc.
Como sempre o Brasil chega atrasado na festa da inteligência.  Todos os países que já conseguiram diminuir a contaminação do vírus tomaram medidas semelhantes, pois agiliza muito a vida das pessoas. Pena que temos pessoas e gestores que não acompanham as notícias e informações da evolução da doença no mundo.

VALDEMIR COSTA

terça-feira, 15 de junho de 2021

14 - 30 DIAS 30 TEXTOS - EQUIDADE


Gerentes negros

Uma empresa brasileira resolveu abrir vagas para trainiers negros. A atitude da EMPRESA é sim inteligente, não adianta só conversa. Chegamos num ponto onde só atitudes como essa é capaz de  aumentar a equidade no mundo.  Lembrando que não é um emprego qualquer, os trainiers  serão gerentes, coordenadores e diretores da empresa. E convenhamos, as pessoas não são racista, até um preto ser o chefe delas ou mandar nelas. Quem é contra a atitude da EMPRESA é sim racista. Qualquer atitude tomada para privilegiar o negro, o pobre, o gay, o nordestino ou a mulher. Será justa, até que a porcentagem de homens brancos e ricos em posição de chefia, gerencia é direção se torne um pouco mais parecida com a realidade da população brasileira.

VALDEMIR COSTA

domingo, 13 de junho de 2021

13 - 30 DIAS 30 TEXTOS - Retrospectiva 2020

RETROSPECTIVA 2020.

A Pandemia do novo Corona Vírus, não foi a pior coisa que aconteceu no ano de 2020. A confirmação da involução humana, foi sim, a pior coisa que aconteceu em 2020. Juntamente com a endemia de ignorância e burrice, além das epidemias de intolerância, racismo, e outros preconceitos, que sinceramente, eu pensei que alguns nem existissem mais, porém eu estava em enganado. Esse ano eles reapareceram com força. Culminando com a reeleição de vários políticos corruptos, criminosos ou simplesmente incompetentes. Fechando esse ano com chave de ouro. Em resumo,  eles invadem um organismo que estava funcionando bem, e a sua incapacidade de crescimento sem usar os recursos ao seu redor, os fazem destruir seu hospedeiro, para sobreviverem. O ser humano é realmente uma doença na Terra. Desculpa, vocês pensaram que eu estava falando do vírus!

VALDEMIR COSTA.

sábado, 12 de junho de 2021

12 - 30 DIAS 30 TEXTOS - DIA DOS NAMORADOS

Hipoclorito de Sódio

Hoje olhei para a Lua e percebi com ela está amarelada e sem brilho, um pouco cansada.
Então comprei um milhão de toneladas de cloro e lavei toda a  superfície lunar, mas vista da terra a lua ainda me parece escura e sem vida. Então percebi que não era a lua, e sim, as estrelas que  estava ofuscando seu brilho. Para sanar o problema comprei um trilhão de litros de tinta preta, e pintei todas as estrelas, deixando só a minha amada lua no céu. Mesmo assim, ainda não conseguia ver todo o brilho da lua.  Então comprei um montão de luzes de natal produzidas na China,  liguei numa extensão improvisada vinda do Paraguai e envolvi toda lua. Mas mesmo assim, não conseguia ver o brilho de outrora da minha adorada lua. E a coisa piora,  agora Além de não conseguir vê a lua, tem um zumbido ensurdecedor atrapalhando minha concentração. O luar sempre me guiou à noite, sob o olhar da lua a vida, mesmo dura, seguia seu rumo, e juro que ao vê a lua todas as noites a vida ficava um pouco melhor.  Eu moro na mesma rua há mais quarenta anos. Conheço todos e todos me conhecem também.  Não sei porque que ouvi alguém dizer que o ocupante do leito seis da enfermaria azul, acabou de morrer.

VALDEMIR COSTA

sexta-feira, 11 de junho de 2021

11 - 30 DIAS 30 TEXTOS - Contágio

CONTÁGIO

A solução para o aumento da contaminação em várias cidades do Brasil é fazer o quê a OMS manda, testar toda a população. Aí o governo não precisará implorar para ninguém ficar em casa. Pois quem estiver com a doença vai saber.  É simples! Direcione todos os recursos para a testagem em massa. Quem testar positivo é obrigado por lei ficar em casa. A simplicidade é sempre a melhor solução. O problema do Brasil é a gestão pública feita por pessoas sem formação na área. Na verdade, sem formação na área, não. Sem formação nenhuma. Ou melhor com uma formação fantasma. As pessoas só tem um diploma, conhecimento que é bom, nada.

Valdemir Costa

quinta-feira, 10 de junho de 2021

10 - 30 DIAS 30 TEXTOS - Privatização de Aeroportos

Privatização dos aeroportos.

A maioria dos aeroportos do mundo  são privatizados, mas nem tudo que funciona em outros países, funciona no Brasil. O Brasil tem uma carência muito grande de gestores públicos e privados qualificados. A probabilidade da privatização dos aeroportos brasileiros gerar corruptos e corruptores é muito grande, no Brasil ainda estamos muito atrasados no  que se refere a gestão inteligente  do dinheiro público. A falta de fiscalização do estado em todas as áreas  é notória e recorrente, esse comportamento do governo facilita a ação daqueles que querem lesar o erário. Privatizar e fiscalizar essa é a solução para diminuir o estado que se encosta na burocracia e não atende aos anseios da população.

VALDEMIR COSTA


09 - 30 DIAS 30 TEXTOS - A DOENÇA




A doença do Brasil

O Brasil está doente, e a doença do Brasil é a incompetência dos seus gestores públicos e privados. E essa incompetência é o combustível da corrupção que de forma endêmica se alastra pelo nosso país.  Se os gestores tivessem feito seu trabalho, que seria planejar as ações do governo durante a pandemia, o congresso não precisaria criar essas leis esdrúxulas e  emergenciais, que por falta de uma análise profunda do judiciário, para estabelecer  as suas consequências, após a aprovação, precisam ser deitadas. Esse fato acaba possibilitando a corrupção em vários níveis da gestão pública em todo o país.

Valdemir Costa

terça-feira, 8 de junho de 2021

08 - 30 DIAS 30 TEXTOS - Pandemia

Gestão inteligente na pandemia

O Brasil está largado à sorte, os países que seguiram as determinaçoes da OMS já estão saindo da pior fase da pandemia. O povo americano deu sorte, pois erraram nas eleições, mas conseguiram sair do fundo do poço. Elegeram um presidente que não era uma pessoa lúcida ou capaz de gerir o seu país, mas tiraram ele no começo do ano, e hoje muitos estados do país,  já liberam o uso  facultativo de máscara em áreas abertas. Infelizmente teremos que aturar esse governo até 2022.  A culpa do Brasil está nessa situação e das pessoas estarem sem poder trabalhar, não é das medidas mais restritivas tomadas por prefeitos ou governadores. A culpa é do governo federal, que sempre negou a pandemia, não planejou a compra da vacina, e só depois de quase dois anos de pandemia o governo federal criou um superintendência para gerir a ações contra o corona vírus em âmbito nacional. Povo brasileiro precisa aprender a votar e parar de reclamar do governo que ele mesmo elegeu.

Valdemir Costa


segunda-feira, 7 de junho de 2021

07 - 30 DIAS 30 TEXTOS - Urna Eletrônica

Segurança X Urna Eletrônica

A praticidade e modernidade da urna eletrônica é incontestável. Mas é notório que nenhum sistema digital é totalmente seguro. Eu não sou a favor da volta ao uso da cédula eleitoral, mas sou totalmente a favor da impressão do comprovante de votação. Nada mais justo, se compro um pão na padaria, eu recebo comprovante que paguei pelo pão. Quando vou ao cinema,  recebo o comprovante. O mesmo acontece quando vou ao  jogo de futebol, compro o ingresso e recebo o comprovante. Porque ao votar, que é uma das ações mais importantes das nossas vidas, não posso receber um comprovante da minha escolha. E porque  o sistema não pode ser auditado. A segurança  e a privacidade não pode mascarar  a possibilidade de falha. Modernidade e praticidade não podem ser ditatoriais, se o sistema é realmente eficiente,  criem um sistema de auditoria por duas ou mais eleições e se  for  provado que o sistema como um todo é totalmente seguro. Não questionaremos mais inviolabilidade do sistema e  a polução  brasileira ficará satisfeita.


Valdemir Costa.

domingo, 6 de junho de 2021

06 - 30 DIAS 30 TEXTOS - A terceira onda

A TERCEIRA ONDA

O aumento dos casos de covid em todo país preocupa as autoridades. Inclusive, paira sobre nossas cabeças a possibilidade de uma terceira onda de contaminação. O agravamento da pandemia pode sim ser culpa da população, mas a opção do governo, de não criminalizar as ações que podem aumentar a transmissão do vírus, é um outro fato motivador para as transgressões durante esse período de pandemia. Não adianta o governo aplicar medidas mais restritivas ou até mesmo o Lockdown, sem aumenta a seriedade como são tratadas  as ações negacionistas da população. Isso não significa dar tiro de bala de borracha nas pessoas ou tratar manifestante como terrorista. Estou falando de criminalizar os atos que tem um potencial grande transmissibilidade do vírus. Processar os inflatores no âmbito da legislação vigente no país e ao mesmo tempo fazer uma fiscalização efetiva para coibir os excessos. Todos flagrados nessas situações deveriam ser cadastrados e processados como prevê o código cívil. Só assim as pessoas levariam as determinaçoes do governo a sério.

Valdemir Costa

sexta-feira, 4 de junho de 2021

05 - 30 DIAS 30 TEXTOS - COMUNIDADES CARENTES



O estado tem a obrigação legal e moral  de cuidar da população carente. Mas ao mesmo tempo é preciso criar condições para que essa população consiga ter condições de arcar com os encargos fiscais que são naturais a todos cidadãos. A prefeitura precisa entrar nessas areias carentes com infraestrutura, esgotamento sanitário,  urbanização, educação, acesso à saúde, à cultura e a serviços sociais básicos. Que são os direitos constitucionais  fundamentais de todos os brasileiros. Várias cidades já 
Emprementaram alguns programas de reurbanização  de comunidades carentes muito bem sucedidos, que devem ser copiados.

Valdemir Costa

04 30 DIAS 30 TEXTOS - Concursos públicos

Dois anos sem concursos públicos.

A respeito da prorrogação data de extinção do prazo de validade dos concursos públicos. Com certeza  está prorrogação deveria ser automática, não só por conta da pandemia, mas por outros motivos também. Por causa da PEC editada pelo governo federal, muitos concursos perderam a validade sem ter chamado todos os  candidatos Aprovados. Prejuízo para o estado, que gastou com a realização do  concurso, prejuízo para a população, que ficará sem o servidor prestando serviço na seção. E principalmente, prejuízo para o candidato que estudou, gastou tempo e dinheiro para prestar o certame, foi aprovado,  e não foi chamado para assumir o cargo . Eu mesmo fui aprovado no concurso da previdência, e não fui  chamado.  Seis meses depois da extinção desse concurso, vemos o Caos no atendimento das agências da previdência e a convocação de militares e aposentados despreparados para ocupar os cargos, que deveriam ser ocupados por pessoas que estudaram e se preparam para exercer essas funções . 

Valdemir Costa

quinta-feira, 3 de junho de 2021

03 - 30 DIAS 30 TEXTOS - Corpus Christi

CORPUS CHRISTI.

Observe a vida e viva como se ela fosse derreter como um sorvete no sol escaldante de uma praia do Rio de janeiro.  Observe a vida e sinta  o vento frio que nos acalenta e nos impulsiona para o futuro incerto. Observe a vida e pense naquilo que te amedronta e coíbe, pois esses limitadores são pregos cravados em seus pés e mãos por sua própria mente. Observe a vida e aprenda que nem todos são tão Justos e honestos como a gente pensa. 
Observe a vida e morra com pregos nos pés e mãos, preso e escravizado com correntes em um tronco, sem conseguir respirar  com um joelho no pescoço ou uma gripizinha.

Valdemir Costa

quarta-feira, 2 de junho de 2021

02 - 30 DIAS 30 TEXTOS - ESCASSEZ DE ÁGUA

O racionamento de água no Brasil.

O  racionamento de água é um procedimento necessário, mas essa economia não seria necessária se o governo fizesse um planejamento estratégico estruturado em âmbito nacional, com o intuito de criar soluções viáveis para a escassez nas regiões centrais do Brasil e o excesso nos extremos. Mas devemos econômizar água é óbvio, afinal de contas, senão economizarmos água, vai faltar! Mas a questão maior é a incompetência do estado em gerir as questões hídricas do país como um todo. Pois ao mesmo tempo que uma região está em período de seca, em outra está acontecendo enchentes. Ações inteligentes  como controle de desmatamento florestal, transposições de rios, e redirecionamento de rios e lagos, resolveriam de forma definitiva a questão da seca que afeta o Brasil todos os anos.
VALDEMIR COSTA

terça-feira, 1 de junho de 2021

01 - 30 DIAS 30 TEXTOS - Copa América no Brasil.

COPA AMÉRICA

A realização de grandes eventos no Brasil sempre foi cercada de equívocos, aonde era dada diversão para o povo em troca do esquecimento das angustias e da injustiça social reinante no país. Houve uma pequena evolução nessa área durante  a realização da copa do mundo no Brasil, aonde foi feita a exigência de uma contra partida social para a realização do evento esportivo em nosso país, ou seja, a copa precisava deixar alguma melhoria nas cidades onde ocorreriam os jogos. O quê de  fato aconteceu, mesmo que singelas, acontecetam sim, algumas melhorias nas áreas de inflaestrutura, locomoção e na vida das pessoas que moram nas cidades escolhidas para sediar os jogos, como um todo. Eu queria acreditar que os jogos da copa América deixaram algum legado para o povo brasileiro, caso ela realmente aconteça aqui em nosso país. Mas sabemos que as coisas aqui em nosso país não são assim, é muito difícil os gestores, sejam eles públicos ou privados pensarem na população, e a CBF é notoriamente conhecida como uma das  instituições mais corrupta e desorganizada do Brasil. Outra coisa, porque as federações esportivas foram liberadas para adquirir a vacina e as indústrias e empresas não.  Grandes eventos podem ser assemelhados às grandes corporações industriais e a grandes redes de empresas de setores diversos. A liberação da compra de vacina para esses setores aceleria muito a retomada da nossa economia, além de desonerar o setor público , ao mesmo tempo que também liberaria o SUS para se dedicar específicamente na  Imunização da população que mais precisa.

Valdemir Costa